Kokeshi
Descrição
As bonecas Kokeshi são típicas do Japão, produzidas a partir do trabalho artesanal com a madeira. Artesãos do norte do Japão, estimulados pelo alto número de visitantes que iam desfrutar dos famosos onsens locais (águas termais), passaram a usar suas habilidades manuais para a construção destas bonecas para serem vendidas como lembranças.
O uso e confecção dessas bonecas também tem profundo significado espiritual. Para muitos, a Kokeshi traz sorte e proteção para as crianças. Por isso, é comum que seja dada como presente ou utilizada para enfeitar as casas das mães em busca de bons presságios para seus filhos. De acordo com a lenda, esta boneca também ajuda a espantar maus espíritos e prevenir acidentes causados pelo fogo.
Na crença atual da cultura japonesa diz que a boneca kokeshi é um amuleto, proporcionando sorte.
As bonecas tradicionais são produzidas em apenas seis regiões de Tohoku e distinguem-se pelo design formado por uma cabeça de madeira redonda unida a um corpo cilíndrico sem braços ou pernas. A pintura dos kimonos das bonecas tradicionais é uma técnica passada de geração a geração e concentra características típicas de cada região. Os modelos tradicionais são confeccionados em vermelho, preto e amarelo e finalizados com uma camada de cera e a assinatura do artesão.
Após a Segunda Guerra Mundial, alguns artistas iniciaram a criação de bonecas Kokeshi criativas. Os exemplares nesse estilo passaram a incluir cabelos, braços, kimonos diferentes e variações de estilo de acordo com o desejo do artista.
A madeira usada para a confecção das Kokeshi varia. Para um tom mais escuro, é usada a cerejeira e as cornus para tons suaves. Tanto para a escultura das formas tradicionais como criativas, a madeira é colocada ao ar livre para descansar durante um a cinco anos, antes de poder ser usada.